Artículo de revista

Olinto, Maria Teresa Anselmo; Moreira Filho, Djalma de Carvalho

Fatores de risco e preditores para o aborto induzido: estudo de base populacional nbsp;- nbsp;Risk factors and predictors of induced abortion: a population-based study.
Olinto, Maria Teresa Anselmo; Moreira Filho, Djalma de Carvalho - 2006 - Cadernos Saúde Pública, 22, 2, 365-375

Palabras claves : aborto inducido; adolescencia; adolescentes; factores de riesgo; metodología; metodología encuestas; salud de las mujeres
País : Brasil

Resumen : O presente trabalho investigou os principais fatores de risco e preditores para o aborto induzido. Foi realizado um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa de 3.002 mulheres de 15 a 49 anos residentes no Sul do Brasil. Para responder as questões de aborto, as mulheres foram alocadas entre duas metodologias: método da urna ou método das questões indiretas. Informações sócio-econômicas, demográficas e reprodutivas foram obtidas por meio de um questionário pré-codificado. Na análise e interpretação dos dados utilizou-se o modelo de regressão logística. Teorema de Bayes foi aplicado para a determinação das probabilidades a posteriori permitindo a transformação dos dados agregados em dados individuais. Abortos induzidos estiveram fortemente relacionados com relatos de perda fetal em todas as idades. Entre as adolescentes, os principais preditores foram: pertencer a famílias de baixa renda, ter baixa escolaridade e alta evasão escolar, além de conhecerem um número maior de métodos contraceptivos. Para as mulheres de 20 a 49 anos de idade não houve diferença sócio-econômica, sendo que, estado civil e características reprodutivas, incluindo conhecimento de métodos contraceptivos, foram os fatores de risco freqüentes para o aborto induzido.

Web site : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext pid=S0102-311X2006000200014 lng=en nrm=iso
Notes : Portugués/Portugais/Portuguese